Assuntos da moda ou especialização?

11 1 2007 por Alessandro Martins
· 18 comentários

Tenho observado que um assunto importante vem amadurecendo na internet e que tem a ver diretamente com a qualidade de leitura. Muitos de nós dividimos o tempo dedicado a essa atividade entre a tela do computador e os livros. E em diferentes graus para um ou outro meio.

Afinal, o que é melhor? Escrever nos blogs artigos e posts sobre algum assunto da moda - e todos sabem qual foi o assunto desta semana - ou escrever sobre um tema apenas? Tenha em mente que determinar isso é também determinar o que será lido.

Creio que a questão passa pelo seguinte ponto: gosto de escrever sobre as coisas de que gosto. Se passar a escrever sobre temas com os quais não me identifico apenas para satisfazer uma necessidade econômica, o prazer que há no ato de escrever se transforma em um emprego, na pior sentido do termo.

E, pior, escrever sobre assuntos que estejam em voga não é nenhuma garantia de que o blog ou site passarão a render alguma coisa, com possíveis maus resultados para a reputação do blog. Tudo vai ao sabor do funcionamento das ferramentas de busca.

Pessoalmente, prefiro escrever para leitores de carne e osso.

Porém, o editor que disse que atualmente é financeiramente inviável escrever sobre apenas um assunto hoje deve estar certo.

Creio, no entanto, que é muito mais concreto construir uma comunidade de leitores que saberá o que encontrar em seu site e que saberá que esse assunto é tratado de maneira mais ou menos profunda. Isso, indiretamente, auxilia até mesmo os agora tão adorados e lambidos métodos de search engine optimaslkdfjasç e, conseqüentemente, influencia o número de visitas.

Que, claro, não sejamos hipócritas, são necessárias em bom número caso se queira estabelecer uma certa arrecadação.

Além disso, caso você conduza a idéia de manter um blog um pouco mais ponderadamente, pode assim fazê-lo como uma possível forma de ganhar a vida - uma aposta mais baseada em trabalho, no bom sentido da palavra, que em sorte - sem, no entanto, desgastar sua imagem e seu tempo à toa.

O seu blog, ao menos, pode servir como cartão de visita. Afinal, dificilmente alguém levará a sério um site que mais parece um arremedo de Jornal Nacional misturado com MTV ou coisa pior, se coisa pior há.

Portanto, eu acrescentaria o termo “ainda” à declaração do editor citado. Especializar-se em um tema ainda é financeiramente inviável no Brasil.

Mas vamos esperar que as coisas amadureçam um pouco mais, inclusive o modo de ler blogs e o público leitor de blogs, antes de declarar alguma coisa mais determinadamente quanto ao modo de escrever blogs.

Só então veremos.

Serviço

Compare preços de livros sobre blogs.

Você vai gostar...

  • Hunter S. Thompson e como é estranho e bom ser pago para se divertir
  • E, como íamos dizendo, a diferença entre escrever porque é preciso e escrever porque se gosta (ou porque a necessidade está no escrever em si, ainda que seja uma ânsia)
  • Entrevista com o criador do Blogblogs, por Thiago Rodrigues
  • O Thiago Rodrigues publicou sua entrevista com Manoel Lemos, criador do Blogblogs, serviço de indexação de blogs que vem sendo chamado o Technorati Brasileiro. Entre diversas questões que têm levantado a

    Elenco de Cronistas Modernos As 100 Melhores Histórias Eróticas da Literatura Universal Contos e Poemas para Crianças Extremamente Inteligentes de Todas Idades - Volume 1

    Clique nos livros para comprar. Quero ver mais indicações.

    Tags: O prazer de escrever · O prazer de ler

    18 comentários até agora ↓

    • 1 Thássius Veloso // 11 1 2007 às 23:07

      Na blogosfera veja duas vertentes: 1. os blogueiros que escrevem o que é “hyppe”, apenas para que os buscadores os mantenham no alto e mais visitantes loucos por banners apareçam; 2. aqueles que preferem se ater a um único tema, sacrificando a rentabilidade, mas fidelizando o leitor, que passa a comentar mais (nosso caso).

      Claro que há meio-termos. Mas ainda assim, não consigo deixar de classificar os blogueiros entre estes dois tipos.

      Resposta: Concordo, mas acho que talveza a maioria são aqueles que mantém um blog simplesmente como uma forma de contato com os amigos ou pelo simples prazer de escrever um blog e expor suas idéias… no fim, cada editor acaba sendo uma mistura de todas essas características. 

    • 2 Gino Netto // 12 1 2007 às 7:59

      Olá Alessandro,

      Achei muito interessante o seu comentário no texto referenciado e também este seu artigo. Mas uma frase chamou especialmente minha atenção:
      “Mas vamos esperar que as coisas amadureçam um pouco mais, inclusive o modo de ler blogs e o público leitor de blogs…”

      O que seria para você o modo amadurecido de ler blogs?

      Abraço e Sucesso!
      Gino Netto

      Resposta: Creio que para nós que já convivemos com esse ambiente há algum tempo e acompanhamos bem ou mal todas as notícias, as coisas estão bem claras e os blogs já são vistos como um meio influente e dinâmico de propagação de informação. Justamente por estarmos tão envolvidos, talvez não percebamos que grande parte da população talvez ainda não tenha percebido isso, ainda que o assunto já tenha sido debatido em diversas revistas semanais e jornais de alcance nacional.

      Não sei dizer a porcentagem, não sei se alguém já fez um estudo quanto a isso - creio que alguém recentemente lançou uma pesquisa mas não tão direcionada -, mas a maioria das pessoas que acessa a internet ainda não vê os blogs com o mesmo potencial que nós vemos.

      Para muitas delas, eles continuam a ser diários pessoais com informações irrelevantes. Mas tenho certeza de que é um movimento natural que isso mude e, cada vez mais aqui no Brasil - quero dizer -, se busque os blogs como fonte segura de informação especializada. Isso deve mudar até mesmo a cara do jornalismo.

      Afinal, o jornalista sempre foi a pessoa que fazia o meio de campo entre o especialista e o leitor. Agora, qual é o papel do jornalista, se eu posso ir direto ao especialista, um especialista capaz de escrever em uma linguagem informal e bem ao meu alcance?

      Mas isso vai além da sua pergunta.

      Não sei se era isso que você queria saber.

      Abraços!

    • 3 Ana // 12 1 2007 às 9:06

      Alessandro, excelente insight.
      No Mineiras raramente escrevemos algo sobre o “assunto da moda”. Eu já escrevi, claro, mas quando a coisa me interessou muito, causando em mim um reboliço de idéias que eu precisava por no papel pros meus leitores. Não sei se a pessoa que só escreve o q está em voga o faz com a intenção de ser mais acessado, pelo menos acho q nem todos pensam assim…
      Nosso blog é de entretenimento, desabafo, e um pouco de cultura, que não faz mal a ninguém, não somos jornalistas nem políticas.
      Beijo

      Resposta: Creio que talvez esse seja uma das maneiras mais autênticas de encarar a coisa. Escreve-se afinal sobre aquilo com que se sente envolvido e não apenas porque está em voga. Mas de fato, quase sempre o que está em voga nos envolve ou, então, nos deixamos envolver. Acho que o legal é notar a diferença. Não nego que tive vontade de escrever sobre a Cicarelli - por exemplo -, mas confesso que, depois de ler tanto sobre ela e ver tantos artigos sobre isso me cansei. Vou esperar um pouco e ver se acho algum livro que trate com alguma profundidade sobre o tema ou que então jogue uma luz sobre ele. Por enquanto, as pessoas estão muito histéricas  como acontece na maior parte das vezes em que se trata de assuntos em voga. O tempo costuma dar um  melhor verniz às opiniões.

      Beijos!

    • 4 Ed // 12 1 2007 às 15:37

      Maravilha de post.
      Acho também que escrever sobre assuntos em voga independentemente da afinidade com os mesmos é equivalente a escrever um livro por encomenda. Eu acho isso sujo. Em meu blog, essa semana, comentei num post que não estava a fim de falar do tal assunto corrente esta semana. Eu me nego a fazê-lo, prefiro escrever sobre os livros que estou lendo ou ficar sem postar. Além do mais, não sei escrever sobre assuntos que não me atraem.

      Abraço.

      Resposta: Para mim não chega a ser sujo, mas sei onde quer chegar. Sem dúvida que é chato. E considerada as circunstâncias - ganhar por cliques de pessoas que por ventura caiam em seu site com ajuda de um sistema de buscas, procurando pelo assunto do momento -, parece que você está vendendo seu texto por muito pouco, visto que poucos sites - aqueles melhores ranqueados - conseguem tirar vantagem disso.

      Eu, de minha parte, tenho um ranking igual a zero por enquanto. Mas ainda que eu chegue a quatro ou cinco ou 22 milhões creio que vou continuar a gostar de ver a tempestade pela janela. Se vir.

      Abraços!

    • 5 Lucas Castro // 12 1 2007 às 20:06

      Alessandro,

      eu entendo a sua forma de pensar, assim como entendo a forma do Cardoso e cia de pensar. No final das contas, o que realmente importa é a contribuição final. Aos poucos, os blogueiros estão se tornando formadores de opinião e eu acho legal ver isso.

      Será que a imprensa - ao calor de seu confortável berço - tinha idéia do poder que um dia iria conquistar?

      Resposta: Lucas, eu acho que, se a imprensa não mudar, diante da mudança que já começou nos blogs, ela está lascada. Mas acho que as abóboras vão se ajeitando na carroça na medida em que ela anda. Vamos ver.

    • 6 Thássius Veloso // 12 1 2007 às 23:11

      Respondendo ao Lucas, imagino que a imprensa impressa (cacofônico, não?) não tivesse noção da grandeza que a internet se tornaria. Mas eles estão aprendendo, assim como as televisões e as rádios.

      Os novos jornalistas que entram nessas empresas renovam as ideologias e não é à toa que mais e mais sites de jornalismo são mantidos por essas empresas.

      No fim das contas, todos ganham. A imprensa ganha uma espécie de concorrente, e o leitor ganha mais opções.

    • 7 Aldemir Silva // 13 1 2007 às 8:40

      O problema, a meu ver, está em abordar um tema que todos comentam sem fazer um diferencial, um plus. Por isso vc cansou de ler sobre o último hype… Ler várias vezes as mesmas coisas cansam.

      Porém existem os blogueiros que se tornam reféns dos mecanismos de busca… Escrevendo única e exclusivamente para receber o que segundo eles são “clicadores de adsense”. No entanto, existe a opção de não ler esse tipo de blog. Então não há mal algum em dividir o espaço entre generalistas e especialistas.

      Eu, por exemplo, procuro abordar temas relacionados à tecnologia então o bloqueio do YouTube não poderia passar direto sem no mínimo uma nota.

      Concordo contigo, quando diz que ainda precisamos amadurecer. O público ainda não está preparado para a era da informação. Mas isso é uma questão de tempo…

      Resposta: Na verdade, essa minha postura é uma espécie de radicalização. Tanto que evitei até citar os nomes que, em parte, desencadearam esse artigo. Porém, admito, não posso dizer que dessa água não beberei. Eventualmente, se encontrasse algo que se encaixasse em minha “linha editorial” para tratar desse assunto por certo que eu o faria…

      Em seu site, achei muito importante você ter tocado na questão dos trackbacks, mas prefiro comentar lá mesmo para, assim, melhor prestigiá-lo.

    • 8 Fabiana // 13 1 2007 às 12:50

      Eu até cheguei a escrever um post comentando esse mesmo assunto. Ainda estou decidindo se vou publicá-lo ou não. O negócio é escrever sobre o que você gosta, sobre o que faz bem. Se não Blogar passa a ser uma tarefa penosa. Eu por exemplo não gosto de falar somente sobre um assunto, por isso falo de tudo um pouco. Até pq gosto de escrever bobagens mesmo (hehehehe). Visitantes são sempre vem vindos, usar um termo da moda para atrair visitantes ajuda e muito. Mas não é tudo. Acho que vai muito da opinião pessoal de cada um, mas concordo contigo quando diz que “ainda” é invável no Brasil especializar-se em um tema. Belo post!

      Resposta: Também acho Fabiana. Nada contra a falar sobre um assunto da moda. O problema é tornar isso sistemático de tal maneira que um blog perca a personalidade e fique muito parecido com os outros blogs. Mas, sinceramente, acho que não é o seu caso… fico feliz por você.

      Beijos. 

    • 9 about:blank » Blog Archive » Existe blogueiro profissional especializado? // 13 1 2007 às 13:58

      [...] O Alessandro Martins recentemente escreveu sobre assuntos da moda ou especialização e em determinado momento afirma: Porém, o editor que disse que atualmente é financeiramente inviável escrever sobre apenas um assunto deve estar certo. [...]

    • 10 Aldemir Silva Weblog // 15 1 2007 às 9:03

      Eu me rendi ao adsense e buscapé…

      Desde a minha primeira postagem aqui, nunca havia posto nenhum banner, nenhum link patrociando que gerasse alguma renda com este blog. Há mais ou menos um mês e meio foi quando inseri o primeiro bloco de textos, um bem discreto alí no lado direito…..

    • 11 Lucas Castro // 15 1 2007 às 11:05

      Aldemir,
      acontece né, quem sabe um dia eu também me rendo à publicidade…

    • 12 Alessandro Martins. » Blog Archive » Entrevista com o criador do Blogblogs, por Thiago Rodrigues // 22 1 2007 às 19:33

      [...] Entre diversas questões que têm levantado a curiosidade do público interessado no assunto - como o ranqueamento dos blogs -, Lemos falou sobre um assunto que chegou a interessar diversos leitores desta minha página, justamente por afetar a qualidade do que é escrito e, por conseqüência, do que é lido na internet. Afinal, sobre o que é mais recomendável escrever? Assuntos da moda ou um tema específico, de maneira a fidelizar bons leitores, participativos e interessados? NerdGames.net: Recentemente vivemos uma onda de blogs que escrevem seu conteúdo pensando em usuários que vêem do Google, Yahoo e outros. Esse tipo de visitas tem mais chance de rende um click no adsense, por exemplo, e conseqüentemente gerar maior receita para o autor do blog. O que você pensar sobre estes blogueiros? [...]

    • 13 Patricia Müller // 24 1 2007 às 16:19

      Tenho acompanhado esta discussão e acho que a sua perspectiva é a que mais se aproxima da minha opinião. Acho que está na hora de eu própria escrever sobre isso no meu blog e, certamente, vou referenciar este seu post. Muito bom.

      Resposta: Em primeiro lugar, gostaria de dizer que adorei saber que tenho perspicácia, porque adoro o som dessa palavra.

      E, em segundo, estou indo em seu blog para incluí-lo em meus feeds para saber mais sobre esse seu artigo assim que ele sair :-) e também para ler os outros artigos que forem saindo…

      Beijos!

    • 14 Lucas Castro // 25 1 2007 às 9:26

      Com certeza novas visões sobre este assunto são bem-vindas… estou aguardando o artigo =D

      Resposta: Também quero ler mais opiniões ponderadas sobre isso e, creio que ela vai fazer isso sim… ainda devo escrever algo sobre aquela história da “prostituição” dos editores de blog. Tipo de pensamento tacanho que não me desce. 

    • 15 Lucas Castro // 25 1 2007 às 10:36

      Não que aqui seja o lugar adequado hehe, mass você viu o artigo da doceblog sobre cultura em relação ao Lucro? pode ser que te ajude ^^

      http://www.doceshop.com.br/blog/?p=159

      Outra perguntinha, qual o endereço do seu delicious?

      Resposta: O meu del.icio.us é AlessandroMartins… difícil né?

      Vou lá ver o famigerado artigo e guardá-lo no meu del.icio.us… :-)

      Abracetas!

    • 16 _Maga // 18 3 2007 às 10:25

      Gostei do post! Isso lembrou-me uma frase do Alcione Araújo (eu já citei esse cara várias vezes aqui né? Realmente gostei do livro dele - lógico que tenho minhas resalvas, mas é sempre bom ver um cronista de verdade atuando…).

      “A arte, a fé e o pensamento são economicamente inviáveis. Como dizia o poeta alemão, só vale dinheiro aquilo que rende dinheiro. Nesse quadro, a malograda experiência do meu primo deixa uma lição: quando criar porco não é viável, criar poemas e suicídio.” Alcione Araújo, Urgente é a vida.

      Beijos

    • 17 No amadurecimento dos blogs, alguns apodreceram » Sobre Blogs // 23 5 2007 às 0:12

      [...] que a maioria dos jovens acima de 15 anos não sabem escrever e ler direito, o Alessandro Martins vislumbrava o amadurecimento dos blogs e conseqüentemente a tendência de serem mais [...]

    • 18 Sobre amadurecimento e apodrecimento de blogs | Alessandro Martins - livros e afins // 23 5 2007 às 10:06

      [...] o posterior apodrecimento dos blogs e, para isso, recorreu a um outro texto meu em que falo sobre a pertinência de se especializar em um tema com a finalidade de potencializar melhores resultados em mecanismos de busca e conseqüente [...]

    Deixe um comentário